NOSSAS METAS

Na Clínica da Família Nildo Aguiar, trabalhamos pautados dos indicadores de saúde, estes são relevantes para o monitoramento e vigilância dos possíveis agravos. Em nossa Unidade, trabalhamos
com base nas linhas de cuidado visando o acompanhamento integral do indivíduo e sua família e nossa comunidade.
Realizamos e oportunizamos o atendimento e acompanhamento da saúde do indivíduo desde a infância, adolescência e fase adulta. Acompanhamos as crianças menores de 1 ano de idade, nas consultas de puericultura, desde os primeiros dias de vida, com realização do acolhimento no domicílio até o quinto dia de vida, com realização do teste do pezinho, orientações de aleitamento materno e de cuidados com o bebê. Estas consultas ocorrem mensalmente alternadas por médicos e enfermeiros e são acompanhadas pelo agente comunitário de saúde no domicílio. Com isso, garantimos a vigilância do cuidado de nossas crianças, reduzindo assim a mortalidade infantil.

Puericultura com a Médica Débora, Equipe Vivendas.
Puericultura com a Enfermeira Danielle, Equipe Vivendas.
Ofertamos o teste de gravidez (TIG), às nossas mulheres com sinais de suspeita de gravidez e quando positivo, iniciamos imediatamente o Pré-Natal (da Gestante e do parceiro), com isso, nossas gestantes possuem a garantia do início precoce do acompanhamento do Pré-Natal, com realização de todos os exames necessários e consultas coletivas (Grupo de Gestantes), que são necessários e importantes para o acompanhamento do Pré-Natal. As gestantes na primeira consulta de Pré-Natal recebem o Cartão de Gestantes e a Caderneta de Gestante, estes itens serão documentos importantes para o acompanhamento da gestação. A mesma é cadastrada no transporte Cegonha Carioca e após a 28ª semana de gestação, a mesma recebe o seu passaporte para visitar a maternidade de referência e receber o Kit Cegonha Carioca (kit saída da maternidade com bolsa do bebê).

Nossa gestante com a Enfermeira Residente Patrícia.
Pré-Natal com a Enfermeira Tauany, Equipe Auguste Petit.
Consulta coletiva com gestantes, Isa, fonoaudióloga do NASF,
dando orientações sobre amamentação.
Nossa Unidade de Saúde tem a preocupação em garantir o acompanhamento de saúde aos beneficiários do Bolsa Família e Cartão Família Carioca. 
Realizamos acompanhamento de cobertura vacinal garantindo que nossa população esteja protegida das doenças e seus agravos de saúde.
 Acompanhamos as mulheres em idade fértil fornecendo e disponibilizando participação em Grupos de Orientação para o Planejamento Reprodutivo e realização de exames colpocitopatológicos (Preventivo) em mulheres de 25 à 64 anos e exames das mamas, incluindo solicitações de exames complementares (mamografia de rastreio para mulheres de 50 à 69 anos).
Visando a redução de DST's e gravidez na adolescência realizamos palestras educativas nas Escolas, Igrejas, Templos religiosos, Associação de moradores e na própria Unidade de Saúde com fornecimento de preservativos femininos e masculinos.
Campanha teste, trate e viva melhor.
Na foto, nossa Gerente Luciana Simões e nossa ACS Daniele.
Planejamento Reprodutivo, com a Enfermeira Gisele.
Nossos pacientes hipertensos e diabéticos possuem acompanhamento regularmente por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e lhe são garantidos, por direito, o recebimento de seus medicamentos distribuídos na Farmácia da nossa Unidade para o seu tratamento medicamentoso associado às práticas de acompanhamento de saúde, este público é incentivado a participar das atividades da Academia Carioca, Grupo de Alimentação Saudável e os demais grupos de saúde que ocorrem na Unidade, entendendo assim, que o acompanhamento de saúde necessita de um monitoramento da parte de todos os profissionais e adesão do tratamento / compromisso do usuário.

Grupo Saúde na mesa, com a Nutricionista Daniela.
Nossa ACS Andrea, realizando o exame de retinografia
voltado para pacientes diabéticos.

Nossa Assistente de Farmácia entregando o creme de Ureia.
Em nosso território, trabalhamos também com objetivo da captação dos sintomáticos respiratórios, visando o tratamento oportuno e acompanhamento ao paciente diagnosticado com Tuberculose. Com realização do TDO - Tratamento Diretamente Observado com visita e acompanhamento da Equipe de Saúde. Estamos avançando na busca e identificação dos sintomáticos dermatológicos, com suspeita de Hanseníase.
Essas são algumas de nossas atividades para melhorar os nossos indicadores de acompanhamento de saúde e redução aos agravos de doença.

Ação de combate à Tuberculose.
            
                                                                                                                                                                                                      

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. Gen. Americano Freire, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-9344

Tecnologia do Blogger.