Conheça nossa história

Somos a 51ª Clínica da Família da Cidade do Rio de Janeiro, funcionando com 06 equipes de saúde da famílias, 2 equipes de saúde bucal e o Núcleo de apoio ao Saúde da Famílias (NASF). Contamos com Ultrassonografia, Exames de Raio X , Farmácia , sala temáticas e ainda a primeira sala de práticas integraticas e complementares.

Gerente : Luciana Simões


Drº Nildo Eimar de Almeida Aguiar

Morreu em 04 de julho de 2010 o cirurgião sanitarista Nildo Eimar de Almeida Aguiar, um dos precurssores da Reforma Sanitária brasileira, aos 88 anos. Junto com Carlos Gentile de Mello, inspirou toda uma geração de sanitaristas, entre os quais o ex- ministro da Saúde, José Temporão. Amazonense que se radicou no Rio de Janeiro nos anos 40, estabeleceu-se como médico socorrista do SAMDU, precursor do SAMU, nos anos 50. Dirigiu o Hospital de Ipanema logo depois do golpe de 1964, naquela época centro de referência por onde passaram por seus cuidados Glauber Rocha, José Carlos de Oliveira, Stanislaw Ponte Preta, entre tantos outros.

Dedicou sua vida ao serviço público. Pioneiro na luta contra as infecções hospitalares, implantou no Hospital de Ipanema o primeiro programa no país. Trabalhou com Waldir Arcoverde, que foi ministro da Saúde, coordenando de maneira pioneira a organização do sistema nacional de combate ao câncer, em 1980.

Esteve presente nos momentos críticos do desenvolvimento do SUS no país. Desde a sua concepção, época em que atuou como dirigente regional do INAMPS, a despeito das relutâncias do regime da época, o primeiro programa de atendimento universal no Estado do Rio de Janeiro. O estado era governado por Leonel Brizola, de quem era grande admirador.

Voltou a dirigir várias vezes o Hospital de Ipanema, tendo sido conselheiro de Adib Jatene, quando ministro da Saúde, por duas vezes (1992 e 1995-96). Iniciou no Brasil o processo de verificação da qualidade dos serviços hospitalares em 1986, a partir do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do qual era membro emérito, seguido da formação do Consórcio Brasileiro de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde, cujo conselho presidia.

Foi condecorado com a Medalha de Oficial da Ordem do Mérito Médico e Medalha de Ouro Oswaldo Cruz, as mais altas honrarias no campo da saúde, e a Medalha do Mérito da Enfermagem do Rio de Janeiro, entre muitas outras. Deixa Beatriz, sua esposa e companheira de todos os momentos, e Pompeu, seu único filho.

Fonte: FIOCRUZ,2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. Gen. Americano Freire, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-9344

Tecnologia do Blogger.